quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

" O COMPRADOR NÃO SUPORTA MAIS AUMENTOS"

QUINTA-FEIRA, 8 DE DEZEMBRO DE 2011

Piniweb -

Para Adalberto Bueno Netto, solução é reduzir custos para não aumentar ainda mais os preços
Gustavo Mendes, da revista Construção Mercado



As incorporadoras terão que atuar fortemente no controle de custos em 2012. De acordo com Adalberto Bueno Netto, presidente da Bueno Netto Empreendimentos Imobiliários, não há mais margem para altas nos preços dos imóveis nos próximos meses. "O comprador não suporta mais aumentos. E não podemos trabalhar contra o mercado", disse hoje (7) durante o evento "Perspectivas para o Brasil em 2012 e tendências do setor imobiliário", realizado pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo), na capital paulista.

O problema, segundo Netto, é que não há perspectivas de baixa nos custos dos terrenos e da mão de obra, o que deverá pressionar incorporadoras a buscarem soluções para reduzir os custos e, assim, não aumentar os preços de venda.

Para o empresário, a solução é, no âmbito empresarial, aumentar a produtividade em canteiro, por meio do treinamento da mão de obra e da mecanização das obras. E, no âmbito setorial, trabalhar junto ao poder público para desonerar a cadeia da construção civil. "Em São Paulo, além de todos os tributos, em muitas regiões temos que comprar Cepacs (Certificados de Potencial Adicional de Construção), que na prática é uma taxa. Somando isso tudo, temos cerca de 50% de carga tributária em um empreendimento", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário