terça-feira, 6 de dezembro de 2011

AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

Mercado Imobiliário - Avaliação de Imóveis


.
Muitas vezes o profissional é considerado um vilão quando sua avaliação não corresponde às expectativas dos envolvidos no negócio, pois muitos costumam valorizar demasiadamente o imóvel de sua propriedade, enquanto quem compra tende a desvalorizar o imóvel na expectativa de pagar um valor menor.

Qualquer envolvimento emocional com um imóvel pode ser desastroso sob a ótica comercial. Se a pessoa realmente quiser vender um bem será necessária uma doze de frieza e desapego, pois algumas regiões nem sempre se valorizam ao longo do tempo, e em alguns casos podem até perder valor. Achar que um imóvel vale mais do que as pessoas estão dispostas a pagar por ele é um grave erro.

É necessário ser realista e colocar o preço no patamar do que o mercado está pedindo. A melhor recomendação é buscar orientação de especialistas antes de colocar sua casa, apartamento ou qualquer outro bem á venda.

O corretor de imóveis, profissional mais intimamente ligado ao setor avocou para si a prerrogativa do monopólio profissional neste ramo, quer por disposição legal, ou por simples reserva de mercado; informação de preços de mercado, que só serão obtidas com fidelidade, através de um corretor de imóveis, devidamente estabelecido na região.

Avaliações imobiliárias considerando as potencialidades do produto no mercado, da ocupação, dentre outros fatores de risco para um investimento seguro, aumentam a responsabilidade do corretor de imóveis.

Entretanto não pode também o corretor de imóveis ser contratado e, irresponsavelmente efetuar relatório afirmando ter o imóvel determinado valor, sem nem mesmo declinar o endereço do imóvel. Profissionais que atuam no mercado, ciente de suas responsabilidades e conhecimentos específicos na área terminam de formar o perfil de um verdadeiro profissional.

Apresentar um trabalho consciente, através de dados palpáveis, concretos, ou seja, baseado em fontes de pesquisas de mercado transforma a avaliação em formações a cerca da legislação pertinente ao imóvel, levando-se em consideração especialmente seu conhecimento do mercado.

A proposta transforma o corretor de imóveis no profissional capaz de efetuar uma avaliação com base em dados de mercado, apesar das adversidades encontradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário