sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

DECORAÇÃO - MANSÃO GRISELDA É DESTAQUE

A mansão de Griselda(Novela): personalidade é o grande destaque da decoração

Pense Imoveis - 

Mesmo em um condomínio de luxo, a nova casa da personagem da novela Fina Estampa é prática, confortável e sem excessos



O universo das novelas encanta e influencia a vida dos telespectadores. Além de lançar moda para o vestuário através de seus personagens, as histórias são contadas em cenários que introduzem para o grande público as tendências em arquitetura e decoração. Quem acompanha Fina Estampa, a atual trama das 21h na TV Globo, transmitida pela RBS TV, assistiu Griselda da Silva Pereira – ou Pereirão -, personagem principal e interpretada por Lilia Cabral, sendo contemplada na loteria com um prêmio de R$ 50 milhões. Moradora de um bairro humilde, uma das primeiras atitudes da personagem foi investir em uma mansão no condomínio de luxo Marapendi Dreams. As mudanças inevitáveis no estilo de vida também aparecem na decoração da nova casa que, embora de luxo, mantém as características da personalidade forte de Griselda.



Segundo Maurício Rohfls, cenógrafo de Fina Estampa, o conceito é de uma casa prática, confortável e sem excessos. Por muitos anos, Griselda morou na Praia dos Amores, local na Barra da Tijuca onde a lagoa encontra o mar. Como não tem vergonha de seu passado, a importância de suas raízes está presente na escolha dos elementos da decoração. “O azul foi a cor escolhida para os detalhes, como cortina, mesa de centro e almofadas. A cor está muito presente nos azulejos portugueses, céu, mar e ar, elementos sempre presentes na sua vida, seja de uma forma positiva ou não”, explica.



A personalidade de Pereirão é de uma mulher forte e muito honesta, que também é representada pelo azul, segundo a interpretação do cenógrafo. Para ele, a força da personagem aparece no uso da madeira, material de destaque do projeto e que se encontra na escada e na parede do fundo da sala. “Ao mesmo tempo que é forte, pode ser trabalhada, nunca deixando de ser madeira, assim como a Griselda que sofrerá uma transformação sem deixar de ser Griselda”, enfatiza Rohfls.

Embora seja uma nova milionária, o ideal de vida da personagem é investir para garantir um futuro seguro para sua família. Sendo assim, o luxo está no que é necessário, na ausência dos excessos e na qualidade das peças escolhidas. A mansão tem quatro quatros, sendo que cada filho terá o seu.



Outra característica interessante no projeto são as áreas de convivência. Depois de consertar tantos jardins comomarido de aluguel, profissão de Pereirão na trama, a personagem agora tem em casa um jardim para receber os amigos com conforto. Além do formato tradicional, a mansão ainda conta com um jardim de inverno ligado à sala de estar.



Na casa antiga, o que mais ganhava destaque era a posição em que estava exposta a imagem de Nossa Senhora de Fátima, santa de devoção da personagem.



O mesmo acontece na mansão. O local onde está situada a nossa senhora, um pedido da dona da casa ao decorador, é um nicho na parede de madeira perto da subida da escada que pode ser visto de todos os ângulos da casa. O olhar de Griselda sempre irá buscar a imagem da santa.

Mas é claro que a rivalidade com Tereza Cristina não ficaria de fora da composição do cenário. O cenógrafo comenta que ela “é alimentada pela diferença de estilo em um espaço semelhante: Tereza Cristina mais clássica e a Griselda mais prática e esportiva”.



Grandes cenas de novela envolvem as escadas. Na própria Fina Estampa, Tereza Cristina já matou um inimigo fazendo com que ele rolasse pelos degraus. Para a casa de Pereirão não seria diferente. “A escada sempre permite ótimas cenas e a da Griselda tem um estilo simples, toda em madeira vazada, o que lhe dá um aspecto sólido e ao mesmo tempo leve”, diz Rohfls. Enfim, tudo na casa foi projetado para que a Griselda seja sempre o destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário