sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

LEIAM INTERESSA A TODOS - "IMÓVEIS SAUDÁVEIS"

Imóveis "saudáveis"

Diario de Pernambuco - 

Geobiologia é a área técnica que estuda a relação entre o ser humano e os espaços ao seu redor



Ao escolher uma casa, a maioria das pessoas pensa no preço, na planta e na localização do imóvel. O que poucos sabem, porém, é que são nos pequenos detalhes da nova aquisição que mora o perigo. Quem nunca entrou em um apartamento e ficou agoniado, querendo ir embora? Ou teve dor de cabeça após uma visita a um amigo sem nenhuma explicação aparente? Talvez essas sensações possam ser remediadas pela geobiologia ou biologia da construção, área técnica dedicada a estudar a relação entre o ser humano e os espaços ao seu redor.

"A noção de que os espaços interagem com as pessoas e de que esta interação pode ser saudável ou insalubre é o fundamento da geobiologia. Nela, estudamos o impacto das construções sobre a saúde humana, e aplicamos esse conhecimento para aumentar a qualidade de vida das pessoas", explicou Allan Lopes, geobiólogo e co-autor do livro Geobiologia - A Arte do Bem Sentir. Segundo ele, apesar de ainda ser um campo pouco explorado no Brasil, a ciência já está consolidada na Europa, sendo utilizada como importante componente de escolha na compra da casa própria em países como Portugal, Espanha e França.

Entre os problemas presentes em ambientes "doentes" que a geobiologia busca evitar estão o aquecimento extremo de ambientes, interrupção de correntes de vento, bloqueio de circulação, poluição energética, falta de luminosidade e propensão ao mofo. Juntas ou separadas, essas condições podem causar depressão, dores de cabeça, distúrbios de sono, não absorção de vitaminas e minerais pelo organismo, estresse, nervosismo, dificuldade de concentração, depósito de cálcio no sistema circulatório e retenção de líquidos.

"Para encontrar imóveis saudáveis, é preciso ser observador. Primeiro, dê preferência a apartamentos nascentes, principalmente aqueles em que a luz do sol incida sobre os quartos. Essa luminosidade extra diminui problemas respiratórios entre os moradores", aconselhou Allan Lopes. Ele ressalta porém, que a luminosidade não deve ocorrer durante todo o dia, pois assim os ambientes mais claros também serão mais quentes, o que pode aumentar o nível de estresse e tensão dos proprietários e de suas visitas. Os mesmos problemas também podem ser causados pela falta de circulação de correntes de vento no imóvel. Para fugir disso, preste atenção no alinhamento de janelas e portas do apartamento. É preferível quando elas estão sempre de frente umas para as outras.

Outra dica simples do geobiólogo é ter cuidado com a entrada da casa. "Do mesmo modo que é ruim uma entrada apertada, uma vista direta na porta principal provoca fuga de energia e estimula a desconcentração e o nervosismo". No caso da poluição sonora, uma forma de identificá-la é visitar imóveis em horários diferentes. Durante o dia, você pode ver se há um trânsito muito freqüente e se existem obras próximas. Já à noite dá para perceber qual o movimento dos vizinhos.

E para evitar a poluição eletromagnética, que provoca desde problemas de humor a insônia, o conselho de Allan é transformar um dos quartos em uma sala de mídia. "Assim, você evita eletrônicos nos ambientes de relaxamento e convivência como quartos de dormir e salas de estar".
Poderá também gostar de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário