sexta-feira, 25 de novembro de 2011

REALIZE O SONHO DA CASA PRÓPRIA ANTES DOS 30 ANOS...VEJA COMO !!

Casa própria antes dos 30

Diario de Pernambuco - 

Sonho do primeiro imóvel pode se realizar logo para quem se disciplina, poupa e planeja os gastos



O maior desafio na vida dos brasileiros é a compra do primeiro imóvel. São anos de sacrifício, cortes de gastos e investimentos. Para quem começa a poupar cedo, porém, o sonho da casa própria pode ser realizado sem grandes obstáculos e longe dos financiamentos quase infinitos existentes no mercado. Se você quer comprar um apartamento antes dos 30, a hora de seguir essa meta não poderia ser mais oportuna. Use o décimo terceiro salário para se livrar das dívidas e começar uma poupança e entre em 2012 com uma nova atitude financeira: a disciplina.

"O primeiro ponto comum aos jovens proprietários de imóveis é a disciplina financeira. Você tem que ter uma meta geral e metas especificas para chegar a esta meta geral. Para facilitar, divida suas metas por idade e veja qual tipo de esforço você precisa realizar em cada fase da sua vida para obter sucesso mais para frente", explicou o coordenador do curso de economia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), José Alexandre Ferreira. Para quem está entre os 20 e 25 anos, a preocupação, segundo Alexandre, é conseguir um emprego seguro, ficar livre das dívidas, ter poucos cartões de crédito e poupar, pelo menos, 30% do salário.

"Nesse primeiro momento vale também atrasar a saída da casa dos pais. Muitos jovens acham que a independência tem como preço apenas o aluguel, mas existem vários gastos embutidos aí, como luz, água, telefone, gás, condomínio, comida, etc. Melhor aplicar o dinheiro em um fundo de previdência privada", recomendou. Outras opções sugeridas pelo coordenador são aplicações em títulos públicos ou mesmo em CDBs. "A ordem é fazer o dinheiro render. Quem começar a poupar com 20 anos pode até investir na bolsa, pois a longo prazo os riscos diminuem".

Já Marcelo Barros, economista e professor da Faculdade Boa Viagem (FBV), acredita que quem pode esperar deve considerar os consórcios de imóveis como boas opções, pois eles têm taxas mais baixas que as praticadas nos financiamentos. "É interessante, porém, que o consórcio não consuma mais que 30% da renda desse jovem, pois ele vai ter que juntar algum dinheiro por fora para dar os lances", ressaltou.

Outra dica do economista é atrasar ao máximo a compra do carro. Caso isso não seja possível, às vezes é mais interessante usar o dinheiro investido para comprar o carro à vista. "Isso vai depender do quanto você tem disciplina em guardar dinheiro. Se você consegue guardar todos os meses uma boa parte do salário, é melhor dar o máximo na entrada do carro e se livrar dos juros altos dos financiamentos. Caso você seja indisciplinado, vale o contrário, dar entrada mínima, deixar o dinheiro investido e pagar o financiamento", completou.

Após os 25 anos, o tempo começa a correr e está na hora de diversificar investimentos e economizar com força total. "Quando a compra da casa própria se aproxima e este é o seu objetivo, nada de férias e presentes de Natal para toda a família. Guarde todo o dinheiro extra que entrar na sua conta. Isso vale para décimo terceiro salário, abono de férias, restituição de Imposto de Renda, possíveis indenizações. Não mexa em nada, coloque tudo na poupança ou arrisque-se em outros produtos como ações", disse Marcelo Barros. Se ainda assim, faltar muito para a compra do imóvel, é hora de pedir dinheiro aos pais, mas nunca faça um empréstimo bancário para aumentar sua entrada. "Os juros dos empréstimos são bem maiores que os dos financiamentos", completou o professor.

Saiba mais

Veja quais são os 10mandamentos para quemquer comprar a casa própria antes dos 30

1 Seja disciplinado
2 Invista em educação
3 Não saia da casa dos seus pais
4 Encontre um emprego fixo
5 Faça umplano de previdência privada
6 Não tenha mais do que dois cartões de crédito. Nunca
7 Guarde sempre todo o dinheiro do décimo terceiro salário, férias e a restituição do Imposto de Renda
8 Compre um carro somente se necessário e, de preferência, à vista
9 Guarde pelomenos 30%do seu salário
10 Use o FGTS na compra do imóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário