quarta-feira, 23 de novembro de 2011

MEIOS ELETRÔNICOS SÃO USADOS PARA VENDER IMÓVEIS

Meios eletrônicos são usados para vender imóveis

Jornal Cruzeiro do Sul 

Imobiliária de Sorocaba faz mais de 80% dos negócios por meio da internet e mídias sociais


O empresário Wilson Guedes, 44, sócio-diretor de uma empresa de comércio exterior, sempre optou pela internet na hora de pesquisar as melhores oportunidades de negócios no mercado imobiliário. Ele conta que já adquiriu alguns imóveis pela rede mundial de computadores. "Com a correria do dia a dia, apenas durante o final de semana é que consigo olhar as oportunidades de imóveis na rede", diz ele. Pensando nesse comportamento atual de consumo, uma imobiliária de Sorocaba desenvolveu uma nova opção da venda e locação de imóveis e terrenos via tablets e smartphones, como iPads e iPhones, além de por meio das mídias sociais, o Facebook e o Twitter.

"Estes canais proporcionam aos clientes conforto na hora da compra, segurança, praticidade e credibilidade. Por conta disso, atualmente, mais de 80% das vendas são feitas através dos meios eletrônicos", conta Alexandre Oliveira, diretor da AE Patrimônio. No portal da imobiliária, o interessado pode baixar aplicativos especiais, passando a receber as novidades, ofertas e oportunidades de negócio, direto no seu computador ou celular. Adicionalmente, se preferir, pode também encontrar as ofertas nas redes sociais.

No portal da imobiliária, conta ele, ainda há um canal de atendimento online com o corretor, em tempo real. Durante o chat com o corretor, o comprador pode solicitar informações e simular de linhas de crédito para financiamento imóvel. Se tiver qualquer dificuldade, pode acessar um tutorial em vídeo, planejado para apresentar todas as ferramentas disponíveis no portal.
Imóveis 3.0.

Amadurecimento do mercado

A nova experiência assinala o amadurecimento do mercado virtual, que nasceu com a comercialização de bens de consumo mais simples, como livros, e se distancia do modelo tradicional de negócios praticado pelas imobiliárias fora dos escritórios. A oferta de fotos e informações básicas será substituída, com o portal, por uma base de dados completa e de atualização constante em situações de imóveis em obra. Segundo o economista e professor da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc) Sorocaba, Alexandre Itria, a web já é considerada uma vantagem competitiva das empresas, o que se aplica também a setores antes não introduzidos no meio, como o imobiliário.

"Com a internet, o mercado de todas as empresas ampliou muito. Neste caso, uma pessoa que está pensando em se transferir para outra cidade pode fazer uma pesquisa à distância e até fechar negócio com o consultor online. Isto porque ela tem a seu alcance uma quantia relevante de informações", explica Itria.

Geolocalização

A Coelho da Fonseca também está entre as imobiliárias que usam a tecnologia para fomentar as vendas e se adaptar à nova modalidade de consumo. Produzido pela FingerTips, a imobiliária agora tem uma plataforma exclusiva para usuários do Ipad e Ipad 2, que facilitará ainda mais a vida dos clientes e dos corretores. Todo baseado em geolocalização, ele permite ao usuário encontrar o empreendimento que deseja, em poucos toques. Com a ajuda dos filtros de busca (imóveis usados, lançamentos, aluguéis, opção de tamanho, perfil) o aplicativo mapeia toda a região selecionada, e dessa forma o usuário consegue visualizar de modo abrangente e detalhado as diversas opções de imóveis que se aproximam da sua escolha.

Segundo Allan Fonseca, diretor de Canais e Inovação da Coelho da Fonseca, o diferencial do aplicativo é a sua interatividade peculiar. "O usuário recebe alertas dos imóveis disponíveis de acordo com as características que procura. O cliente faz a busca, seleciona o tipo do empreendimento que deseja e, quando um imóvel com o seu perfil selecionado está disponível, ele recebe um aviso pelo próprio aplicativo. Esse sistema é exclusivo no Brasil", diz o diretor.

O sistema ainda permite que o cliente simule um financiamento imobiliário, faça anotações e pontue os imóveis favoritos, além de registrar todo o seu histórico de navegação, contribuindo mais uma vez para que ele tenha toda a sua pesquisa em mãos, sem correr o risco de esquecer-se de algo, e podendo assim, comparar facilmente cada imóvel de seu interesse.
Poderá também gostar de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário